Primeira questão: o que é infusão?

Infusão é um processo onde você “mergulha” seu chá ou as ervas de sua preferência em água quente (não necessariamente fervendo), afim de extrair as características e propriedades das folhas.

Para extrair da melhor maneira possível os aromas e sabores do seu chá a partir da infusão, é importante ficar atento a dois principais aspectos que podem influenciar a correta preparação.

1. Temperatura

Por que não posso ferver a água para fazer um tipo de chá?

A água entra em processo de fervura quando atinge a temperatura de 100ºC. Porém, grande maioria das folhas dos chás são sensíveis a uma temperatura tão alta e infusioná-las nessa temperatura interfere no resultado final da sua bebida, muitas vezes queimando a folha e tornando o chá amargo.

Qual a temperatura correta para fazer um chá?

Isso depende do tipo de folha, flor ou semente que está utilizando. Se for fazer por exemplo um chá de canela apenas, você pode ferver a água. Agora se for utilizar o chá branco, por exemplo, não é recomendado infusionar com a água em uma temperatura superior a 80ºC. Em blends, onde você por exemplo utilizar o chá branco com canela, utiliza-se a regra para infusionar a mistura a 80ºC, para que não ocorra a queima do chá branco – e a canela não vai deixar de liberar seu aroma e sabor por conta da água levemente mais fria.

Como vou saber a temperatura da água?

Se não tiver um termômetro específico, não tem problema. Você não vai encontrar a temperatura exata, mas pode chegar muito próximo com alguns truques e não vai prejudicar sua preparação. É importante ficar de olho nas bolinhas que se formam no recipiente que você está esquentando a água e vá percebendo a velocidade com que elas sobem à superfície. À medida que a temperatura sobe, a velocidade das bolhas também aumenta. Uma temperatura ideal para fazer grande parte dos chás sem um termômetro, é justamente um pouco antes da fervura da água, quando as bolhas estão subindo com uma certa velocidade, mas ainda não está em processo de ebulição.

2. Tempo de infusão

Por que controlar o tempo de infusão?

Da mesma forma que fazer a infusão com a temperatura incorreta pode tornar sua bebida amarga e desagradável, o mesmo pode ocorrer com a má gestão do tempo de infusão. O tempo de infusão também é importante pois você pode controlar se prefere a bebida mais suave ou mais intensa, pois quanto mais tempo as folhas/sementes ficam em contato com a água, mais liberam seus óleos essenciais e sabores. Porém é importante atentar-se na preparação dos chás para que não fiquem tempo demais.


Todos os blends do Tea Clube acompanham em seu rótulo instruções de preparação com tempo e temperatura da infusão. Nossos chás são carinhosamente selecionados e não levam qualquer tipo de conservante ou aromatizante.

Já conhece nossos planos? Veja também nossa loja!

Dúvidas? Acesse nosso FAQ ou entre em contato!

Deixe um comentário