Qual tipo de chá você costuma tomar? Em sachê ou com folhas soltas? A maioria das pessoas bebe chá em sachê por ser a opção mais prática e a mais difundida, mais quais são as diferenças entre uma e outra – o chá pode sair diferente se preparado entre essas duas formas? Conheça agora as 8 principais diferenças entre beber chá a partir de um sachê e chá a partir das folhas soltas.

1. O sabor

Chás que são colocados em sachês são reduzidos a pó para que fique mais compacto. O porém é que quanto mais se reduz as folhas, maior é a área de contato e mais depressa os óleos essenciais do chá são evaporados, responsáveis boa parte pelos sabores e aromas provenientes dos chás e infusões. Enquanto isso, o chá em folhas soltas geralmente é composto pelas folhas inteiras ou grandes pedaços, ou seja, mantém as propriedades por maior tempo e produz aromas e um sabor mais característico e natural.

2. A qualidade

Esta questão se relaciona com a anterior: por conta do chá em sachê estar tão triturado e basicamente estar em pó, não é possível de fato saber o que foi colocado ali. Grandes fabricantes inserem talos, galhos e chás de qualidade inferior nas misturas para aumentar o rendimento. Já no chá solto, você vê o que está ali e pode verificar o que estará colocando em sua bebida.

3. A infusão

Para se ocorrer uma boa infusão, as folhas devem percorrer por toda a água e circular para que liberem todo o seu aroma, cor e sabor. Desta forma, os chás que foram inseridos no saquinho estão comprimidos e não possibilitam toda essa preparação.

4. O armazenamento

O chá em sachê é mais fácil de armazenar, podendo ser guardando em sua caixa original, geralmente de papelão. Já o chá solto precisa ser armazenado em um recipiente próprio com tampa hermética. Ambos devem ser guardados em um local fresco e seco, sem exposição solar direta e sem contato com humidade e calor, para a correta preservação dos chás, independente da forma que foram comprados.

5. A variedade

Nos principais mercados e mercearias, basicamente só se encontra chás em sachê, é uma forma que foi popularizada e é muito mais fácil de ser encontrada. Porém, ao descobrir as variedades que os chás soltos podem proporcionar, as caixinhas de chá em sachê começam a parecer muito limitadas e sem graça.

6. O preparo

O preparo do chá comprado em sachê é simples: um sachê por caneca, coloca-se água fervendo (ou quase) – a imensa maioria das fabricantes sequer informa a temperatura ideal visto que os chás são de qualidade inferior e não se preocupam em extrair o melhor sabor e características da bebida. Já para o preparo dos chá com folhas soltas, geralmente utiliza-se um infusor para que a retirada das folhas seja feita de forma mais prática, mas pode ser utilizado também uma peneira ou coador por exemplo.

7. A praticidade

Relacionado com o modo acima, a preparação do chá em folhas soltas exige a limpeza do utensílio utilizado para a filtragem, ao contrário do sachê que basta descartá-lo.

8. A quantidade

No caso de utilizar-se um infusor, é possível alterar a quantidade de chá de acordo com suas preferências e sabores, podendo fazer assim um chá de acordo com seu gosto, mais suave ou mais intenso. Já o sachê vem em uma quantidade individual e é mais simples.

O que achou? Acha que existem mais diferenças? Deixe seu comentário!

Já conhece o Tea Clube? Veja nossos planos e confira nossa loja!
Não sabe como funciona? Acesse o FAQ ou entre em contato 😉

Comentarios
  • Paulo
    Responder

    Muito bom seu post, acabou com a minha duvida, muito obrigado!

Deixe um comentário